10.09 €
AVALIACAO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS
972-41-2934-9
A parte teórica da obra procede a um inventário dos paradigmas educativos e analisa as funções da avaliação tendo em conta diferentes perspectivas. Assim, as autoras analisam a avaliação numa perspectiva de aquisição de conhecimentos (relevando neste contexto a exposição como método predominante, a avaliação como medida, a classificação como referência e a avaliação sumativa como eixo), numa perspectiva de saber instrumental (estando ao serviço de uma orientação curricular de natureza técnica, reguladora e “formativaâ€), numa perspectiva de “aprender a aprender†(instituindo-se como elemento de auto-regulação e de formatividade) e, finalmente, numa perspectiva de promoção de desenvolvimento de competências (assumindo neste paradigma a natureza de dispositivo de formação). A obra procede ainda à análise dos novos contextos curriculares, sistematiza os modos de operacionalização das práticas avaliativas previstas e propõe um modo de usar que ajudará os professores e as professoras a tirar o máximo proveito das análises e sugestões. A parte prática inclui grelhas, guiões, fichas de procedimentos, técnicas de operacionalização de cada uma das perspectivas teóricas analisadas na parte prática. Assim, no seu conjunto, esta obra realiza uma abordagem única e singular da avaliação dos alunos sendo um instrumento indispensável nos processos de (auto) formação contÃnua e mesmo na formação inicial dos professores.