2.40 €
CAES, OS
978-989-8443-14-4
Os Cães aborda a vida de alguns jovens no escuro e frio nordeste da Suécia, numa pequena localidade onde uma ponte marca o dia-a-dia da comunidade. A ponte - sÃmbolo da decadência da região e da entrada no mundo moderno - é o local de encontro dos jovens que, não tendo mais para onde ir e lidando com problemas de álcool, aà se juntam. Apesar do alcoolismo, das perigosas relações sexuais e da falta de orientação, existe, ainda assim, uma vontade constante de sobreviver, alimentada pela ansiedade e esperança de uma outra vida. Uma história cruel, violenta e emotiva a que não se consegue ficar indiferente.
CrÃticas de imprensa:
«Neste romance notável, o escritor sueco Olá Nilsson consegue desenhar, a traço fino, a complexa cartografia do desespero e da angústia de uma singular matilha humana, com os seus jogos hierárquicos, os seus fracassos e as suas muitas fraquezas.»
José Riço Direitinho, Público
«[…] uma excelente surpresa. […] a voz de Ola Nilsson [é] contida e desprovida de sentimentalismo, mas ainda assim cheia de empatia. Curta e certeira. […] As descrições são quase gráficas. Como um combate de punhos e palavras visto em câmara lenta.»
Ana Cristina Leonardo, Expresso
«Nilsson escreveu um tipo de livro noir de Norrland, com mosquitos e abates ilegais, borras de café e condições duras, álcool e uma impressionante taxa de acidentes. (…) A escrita de Nilsson é confiante e controlada, com frases curtas que, por vezes, dão inÃcio a uma divagação quase poética… Pode ler-se Os Cães como uma pungente descrição do alcoolismo adolescente, da falta de contacto interpessoal, e da miséria das regiões pouco povoadas. Mas pode também ser lido como uma das perspetivas do dilema universal de como nos devemos adaptar num mundo cruel.»
- Kristianstadsbladet