11.87 €
CLASSES IDENTIDADES E TRANSFORMACOES SOCIAIS
Campo Das Ciencias nº 19
972-610-990-6
Este livro parte do pressuposto de que o conceito de classe social continua a ser um instrumento pertinente, quer para ler as evoluções da estrutura social portuguesa, quer, ainda, para pensar a importante questão dos actores sociais que podem vir a protagonizar um movimento colectivo de contrapoder às forças que, na actualidade, geram graves fenómenos de regressão social.
Apresenta, pois, uma perspectiva teórica em clara ruptura com os numerosos discursos que, no campo da própria Sociologia, como fora dele, proclamaram, nas últimas décadas, a morte das classes sociais. Não deixa, todavia, de explorar várias vias de enriquecimento teórico da análise de classes, demonstrando que as suas potencialidades interpretativas crescem significativamente quando, sem menosprezar o peso e a complexidade das determinações económicas, integra outros processos cruciais, designadamente os que se prendem com a estruturação das identidades sociais no próprio ambiente laboral.
Além de propor uma análise das mais recentes informações empÃricas disponÃveis sobre a estrutura social portuguesa, o livro combate a ideia de que a classe operária seria o único actor colectivo capaz de transformação social.