13.52 €
COMO AS GRANDES EMPRESAS CAEM E COMO MUITAS EMPRESAS RESISTEM AO DECLINIO
978-989-8297-71-6
O declÃnio pode ser evitado. O declÃnio pode ser detectado. O declÃnio pode ser invertido. Perante o panorama desolador da queda das grandes empresas, Jim Collins começou a pensar: mas, afinal, como caem as grandes empresas? O declÃnio pode ser detectado na sua fase inicial e ser evitado? Quais as circunstâncias que indicam que o estado de uma empresa chegou a um tal ponto em que a ruÃna se tornou um destino inevitável e inabalável? Como podem as empresas inverter a situação? Collins aborda estas questões, disseminando entre os empresários a esperança legÃtima de que é possÃvel aprender a evitar o declÃnio, e que se estiverem a entrar num ciclo de declÃnio também é possÃvel inverter essa situação. O projecto de investigação de Collins - com mais de quatro anos - deu a conhecer que o ciclo do declÃnio tem cinco fases: Fase 1: O Excesso de Confiança Resultante do Êxito Fase 2: A Procura Desenfreada por Mais Fase 3: A Refutação de Riscos e Perigos Fase 4: A TerrÃvel Luta pela Salvação Fase 5: A Entrega à Insignificância ou à Morte Se todos os empresários compreenderem as cinco fases do ciclo do declÃnio, as hipóteses de as empresas virem a bater no fundo diminuem substancialmente. As grandes empresas podem ter um deslize, dos grandes, e recuperar. Todas as instituições, por muito grandes que sejam, são susceptÃveis de entrar em declÃnio. Não há lei da Natureza que diga que os mais fortes ficam sempre no topo. Qualquer pessoa pode cair e, eventualmente, a maioria cai. Contudo, e como a investigação de Collins salienta, há empresas que recuperam - em alguns casos voltam mais fortes do que nunca - até mesmo depois de mergulharem nas profundezas da fase 4. O declÃnio é, afinal, auto-infligido, e a recuperação encontra-se, basicamente, nas nossas mãos. Nós não somos vÃtimas das nossas próprias circunstâncias, da nossa história ou, até mesmo, das derrotas desconcertantes que vamos sofrendo pelo caminho. Enquanto não formos totalmente colocados de parte, a esperança nunca morre. Os grandes podem cair, mas também se podem voltar a erguer. Jim Collins analisa empresas - grandes, fortes, pequenas, falhadas - de "start-ups" a empresas sesquicentenárias muito importantes. Autor do "best-seller" "Good to Great", e co-autor de "Build to Last", Jim Collins dedica-se a dar formação sobre o sector empresarial e social a executivos. O seu trabalho tem vindo a ser difundido em várias publicações, como a 'Fortune', 'BusinessWeek', 'The Economist', 'USA Today' e 'Harvard Business Review'.