19.78 €
CRONICAS DE GUERRA VOL2 - DE SAIGAO A BAGDADE
972-662-837-7
De Saigão a Bagdad, das montanhas geladas de Cabul à s ruas ensanguentadas de Kigali, das selvas húmidas de Khe Sanh à s areias quentes de Dahran, dos destroços fumegantes de Grozny à s avenidas desertas de Sarajevo, o segundo volume desta obra relata as atribuladas aventuras dos repórteres portugueses nos grandes campos de batalha do nosso tempo. Artur Albarran ao lado das forças multinacionais na ofensiva para reconquistar o Kuwait, Barata-Feyo apanhado numa emboscada com os Mudjahedin no Afeganistão, Carlos Fino debaixo de fogo cerrado dos russos na Tchetchénia. A história do Século XX, testemunhada e narrada por jornalistas portugueses e reproduzida em épicas e inesquecÃveis Crónicas de Guerra.
Depois do êxito do primeiro volume, José Rodrigues dos Santos regressa com Crónicas de Guerra - De Saigão a Bagdad, para narrar as emocionantes aventuras dos correspondentes de guerra portugueses nas selvas do Vietname, nos desertos do Médio Oriente, nas montanhas do Afeganistão, na região do Golfo Pérsico, nas cidades da Bósnia, nos destroços da Tchetchénia, no genocÃdio do Ruanda. Uma aventura narrada por José Rodrigues dos Santos, num estilo vivo, rigoroso e empolgante.
José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964, na Beira, Moçambique, e viveu os primeiros dez anos em zona de guerra. Iniciou a sua carreira jornalÃstica em 1980, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, entre 1987 e 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o "24 Horas". Em 1991 passou para a apresentação do "Telejornal", e tornou-se colaborador permanente da CNN desde 1993. Doutorado em Ciências da Comunicação, é docente da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP. Entre os diversos prémios profissionais e académicos com que foi distinguido, destacam-se o Prémio Ensaio do Clube Português de Imprensa (1986), o Prémio de Mérito Académico do American Club of Lisbon (1987), o Grande Prémio de Jornalismo do Clube Português de Imprensa (1994), e três prémios da CNN, designadamente o Best News Breaking Story of the Year (1994), o Best News Story of the Year for the Sunday (1997) e o Contributor Achievement Award (2000). Como repórter, José Rodrigues dos Santos cobriu diversos paÃses em guerra ou conflito civil, designadamente Timor-Leste, Angola, Ãfrica do Sul, Kuwait, Iraque, Bósnia e Jugoslávia.
CrÃticas a Crónicas de Guerra - Da Crimeia a Dachau:
"Um livro notável."
Marcelo Rebelo de Sousa
TVI
"Apesar de se tratar de um trabalho de raiz académica, esta obra estrutura-se quase como uma narrativa de ficção - e (...) oferece-nos uma leitura escorreita."
Independente
"Um trabalho de «ciência». Lê-se de um fôlego, quase como uma longa reportagem da História."
O Diabo
"Laboriosa e cuidada investigação, resultando num esplêndido «parto», numa obra Ãmpar e num excelente documento."
O Correio da Linha