16.07 €
CROWDSOURCING
978-989-8101-78-5
Já ouviu falar no conceito de crowdsourcing? Este termo foi identificado pela primeira vez pelo jornalista e autor deste livro Jeff Howe, que descreve neste texto o processo pelo qual o poder da multidão pode ser aproveitado para realizar tarefas que antes eram apenas executadas por poucos especialistas.
Howe revela que a multidão é mais do que apenas sábia – é talentosa, criativa e altamente produtiva. Deste modo, este poder transforma a tecnologia dos dias de hoje e liberta o potencial latente em todas as pessoas. A idade, o género, a raça, a educação e o currÃculo deixaram de ter importância – e só a qualidade do trabalho conta. Se conseguir fornecer o serviço, desenhar o produto, ou resolver o problema, o emprego é seu.
Mas o crowdsourcing também fez disparar uma mudança dramática na forma como o trabalho é organizado, o talento é aplicado, a investigação é conduzida e no modo como os produtos são criados e anunciados. Este autor explora tanto as consequências positivas como negativas deste fenómeno intrigante. Através de exemplos reais que ilustram esta revolução, apresenta as implicações económicas, culturais, negociais e polÃticas do conceito de crowdsourcing.
Como por exemplo:
• Como é que um simples grupo de amadores na área financeira foi capaz de ajudar uma empresa de investimentos a estabilizar-se no mercado?
• Porque é que a Procter & Gamble recorre frequentemente a jovens entusiastas para resolver os seus desafios cientÃficos e técnicos?
• Como é que empresas como a iStockphoto e a Threadless recrutam apenas um pequeno número de colaboradores, e mesmo assim geram elevados lucros todos os anos?
Entre outros pontos este livro explica-lhe como é que o potencial das multidões, através das quais se criam redes humanas, são capazes de concretizar tarefas que de outra forma seriam impossÃveis de se realizar.