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DICIONARIO DO LIVRO
978-972-40-3499-7
Esta obra é um trabalho exaustivo, que apenas pôde ter sido levado a bom termo durante anos e anos de elaboração e que nunca estará concluÃdo. Nasceu da circunstância de, na nossa actividade profissional diária, nos termos confrontado frequentemente com dúvidas pessoais, de utilizadores dos Serviços onde trabalhávamos ou de colegas, que por vezes nos procuravam para esclarecer questões ligadas à área que o dicionário intenta cobrir.
Começou no tempo do livro em papel e, ainda nele, acabou por considerar todas as formas que as novas tecnologias da informação lhe impuseram.
Dirige-se a um universo de utilizadores muito vasto. Tão vasto, que quase pode dizer-se que se destina a quantos, de uma forma ou de outra intervêm no percurso do livro, seja ele apresentado em suporte tradicional ou electrónico. A abordagem aos assuntos fundamentais que se referem ao livro - escrita, composição gráfica, encadernação, tratamento técnico, pesquisa, multimédia, digitalização, etc. - tenta ir o mais possÃvel ao âmago da questão. Mas em matérias colaterais como literatura, estilÃstica, gramática, etc., o destaque é superficial, dado não serem elas a intenção principal da obra.
Os termos das entradas são acompanhados pela indicação da acepção em que aparecem considerados e pela definição que lhes corresponde ou pelo sinónimo adequado, no caso de definição inexistente. Em algumas entradas, no campo reservado à definição, ocorrem por vezes explicações que ultrapassam o significado estrito da palavra ou expressão em causa, fornecendo-se informação adicional acerca daquilo que pretendia apenas definir-se.
Para conhecer bem este dicionário é preciso tê-lo à mão, folheá-lo de uma forma quase mecânica, desvendá-lo nos seus meandros. A terminologia do mundo do livro é tanta e tal, que a descoberta vale bem o labor e garante algumas surpresas...