17.77 €
E MENINO OU MENINA
972-40-3028-8
A investigação cientÃfica tem mostrado que os pais e as mães educam os rapazes e raparigas de maneira diferente em relação a várias responsabilidades e tarefas do dia-a-dia, facto que tem implicações no modo como se desenvolvem, nas suas opções pessoais e profissionais e na maneira como desempenham os papéis de género ao longo da vida. As ideias dos pais e das mães acerca das caracterÃsticas dos homens e das mulheres costumam formar-se a partir dos tradicionais estereótipos de género, os quais prejudicam tanto os rapazes quanto as raparigas, que os incorporam, tendendo a perpetuá-los através das lentes com que se percepcionam e com que avaliam as outras pessoas. Partindo de um estudo alargado feito com famÃlias portuguesas, são apresentadas neste livro diversas estratégias de actuação ao nÃvel da famÃlia, também extensÃveis à escola, tendo em vista uma actuação que respeite e potencie as caracterÃsticas individuais. Uma educação não discriminatória no contexto privilegiado que é a famÃlia certamente contribuirá para a promoção de relações mais igualitárias entre homens e mulheres, tanto na esfera privada como no domÃnio público.
Primeira Parte
Enquadramento teórico
Segunda Parte
Opiniões de pais, mães, filhos e filhas acerca da educação em função do género: Um estudo alargado com famÃlias portuguesas