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ESPECTACULO DAS NOTICIAS, O
Media E Sociedade nº 15
972-46-1368-2
Nuno Goulart Brandão propõe ao leitor uma reflexão sobre as actuais prioridades nas aberturas dos telejornais da TV generalista portuguesa.
Percorre ainda, através de um quadro conceptual vasto, o papel dessa TV face aos novos media e, ainda, do serviço público de TV como "imperativo nacional" que assegure e promova os laços da nossa identidade, afastandose da "massificação da vulgaridade". Como refere: "A TV dá-nos a imagem da realidade e permite a modificação das representações do mundo, tornando-se, hoje, numa das principais fontes de construção da realidade social."
Na sua tese de mestrado, agora em livro, argumenta serem os acontecimentos transformados em notÃcia que dão a percepção das grandes questões do dia-a-dia aos cidadãos, estabelecendo a hierarquia e a prioridade dos temas da actualidade.
A investigação que realizou durante seis meses - 546 aberturas dos telejornais da RTP1, SIC e TV1 - teve como objectivo principal identificar o"sentido da realidade social" que a TV generalista produz através das opções temáticas dos telejornais.
Por último, refere que assistimos hoje a uma acentuada diminuição do espaço para a contextualização e explicação dos eventos. As notÃcias são, por regra, encaradas como "mercadoria" no "palco do espectáculo", onde se dramatizam os factos à luz do seu consumo pelas massas e onde as "catástrofes" são realçadas.
Como conclusão reflexiva, sustenta a tese da TV pública com dois canais generalistas, pois só assim é possÃvel um serviço público para todos os portugueses, longe dos interesses privados, e garantir o equilÃbrio do ainda frágil mercado televisivo. E isto passa por criar na TV pública uma "visão alternativa" à s privadas, tornandoa uma "janela aberta para o cidadão", em vez de um mercado para o consumidor.