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ESTRATEGIAS DE APRENDIZAGEM, AS
Horizontes Pedagogicos nº 163
978-989-659-126-7
No dia-a-dia escolares, quando propõem situações de aprendizagem, os professores deparam-se com uma multiplicidade de condutas por parte dos estudantes. Algumas, que podem parecer pouco lógicas, revelam-se eficazes; outras, aparentemente mais acertadas, produzem resultados desconcertantes. Como compreender o que fez ou quis fazer o estudante? Como ajudá-lo de forma mais direta nas suas aprendizagens? Como adaptar o ensino à s necessidades reais observadas? Esta obra aborda todas estas e outras questões através da perspetiva das estratégias: tanto as que o aluno utiliza para aprender como as que o professor mobiliza para ensinar. Segundo o autor, a estratégia é uma Conduta de alto nÃvel, posta em marcha tanto pelo professor como pelo aluno, cuja complexidade remete para os aspetos do ensino/aprendizagem. Este trabalho abre múltiplas pistas de reflexão e atribui um lugar importante à compreensão da dificuldade vulgar, que aqui é entendida como consubstancial à aprendizagem. Ela manifesta-se de maneira mais ou menos aparente, mais ou menos fixada, mais ou menos violenta. Diz respeito a todos os parceiros da educação escolar: não apenas ao aluno, que é confrontado com ela, mas também ao professor, muitas vezes desarmado, para evitar que o aluno se encerre nela. O professor é como o navegador que conhece a direção e sabe mantê-la com manobras delicadas. Avança num mar agitado procurando equilÃbrio. O professor trabalha na sala de aula utilizando estratégias diversas e ágeis, com o objetivo de ajudar o aluno que, por seu lado, se apoia em múltiplos e variados procedimentos. Ora, esta obra tem a ambição de acompanhar o professor na navegação delicada da educação escolar, cujo primeiro objetivo, como afirma Henri Wallon, consiste em garantir à s aptidões de cada um todo o desenvolvimento de que são suscetÃveis.