14.00 €
ESTRUTURA DAS REVOLUCOES CIENTIFICAS, A
978-989-8174-42-0
CONSIDERADO PELO NEW YORK TIMES UM DOS 100 LIVROS MAIS INFLUENTES DO SÉCULO
Concebido originalmente como monografia da International Encyclopedia of Unified Science, A Estrutura das Revoluções CientÃficas acabaria publicado em livro pela editora da Universidade de Chicago em 1962. A obra colocava em causa a assunção generalizada de que toda a mudança cientÃfica passa por um processo estritamente racional, tese que influenciou não apenas cientistas das áreas naturais, mas também economistas, historiadores, sociólogos e filósofos, desencadeando um poderoso debate.
Comporta três conceitos fundamentais: paradigma – termo que aqui se popularizou –, ciência normal e revolução cientÃfica. O paradigma representa um conjunto de teorias, regras e métodos comummente aceites pela comunidade cientÃfica. Cada paradigma tem subjacente uma dada visão do mundo, correspondendo a mudança de paradigma a uma alteração radical dessa visão. A ciência normal traduz a circunstância em que o paradigma tem a sua vigência.
Porém, durante esse perÃodo, podem surgir anomalias, que se revelam quando os esquemas explicativos dominantes já não se adequam à realidade. Surge então uma nova fase que se materializa numa revolução cientÃfica.
Desde a sua publicação, vendeu mais de um milhão de exemplares, tornando-se leitura obrigatória em cursos superiores das mais variadas áreas. Um clássico absoluto na história e filosofia da ciência, publicado pela primeira vez em Portugal.
«O mais influente livro de filosofia em lÃngua inglesa da segunda metade do século XX.»
Richard Rorty
«Um dos 100 livros mais influentes desde a Segunda Guerra Mundial.»
TIMES LITERARY SUPPLEMENT
«Por vezes aparece um livro cuja influência vai muito para além do público que visava... A Estrutura das Revoluções CientÃficas de Thomas Kuhn... é claramente um desses livros.»
Ron Johnston, TIMES HIGHER EDUCATION SUPPLEMENT