4.00 €
FOICE E MARTELO
978-989-8174-21-5
A OUTRA HISTÓRIA DO COMUNISMO CONTADA EM ANEDOTAS COMUNISTAS
As anedotas comunistas são parte significativa da herança cultural dos quase 80 anos de experimentação polÃtica conhecida como comunismo, vividos no século XX na Rússia e na Europa de Leste.
Os corajosos e sardónicos cidadãos dos antigos paÃses comunistas, envolvidos na teia invisÃvel da polÃcia secreta, ameaçados com a prisão ou os trabalhos forçados, confrontados com um sistema que deixava as lojas vazias e os bombardeava com propaganda estatal, transformaram o simples acto de contar anedotas numa autêntica forma de arte da crÃtica. Em resposta, os regimes comunistas contrapunham o seu próprio humor oficial, disseminado através de revistas satÃricas controladas pelo Estado. Enquanto perdurou o regime comunista, os seus apoiantes e oponentes travaram uma extraordinária e singular batalha no campo do humor.
Este livro conduz-nos, numa viagem única e irresistÃvel, pela história real da era comunista (1917-1989), contada através de inúmeras anedotas e das histórias e percursos de vida daqueles que as contaram – uns acabando no Gulag e outros como figuras de relevo do sistema, ou estrelas do palco e dos ecrãs.
Escrito num registo humorÃstico e inteligente, culturalmente valioso e historicamente revelador, abundantemente ilustrado por material de arquivo pouco conhecido – cartoons polÃticos, caricaturas, fotos e posters de propaganda –, Foice & Martelo é a fantástica história de um sistema polÃtico que, literalmente, morreu de riso.