24.22 €
FUNDAMENTOS DE ESTRATEGIA MILITAR E EMPRESARIAL
972-618-275-1
Não enveredando pelo caminho das banalidades inconsequentes do tipo “uma vez comprometido na batalha, vá até ao fim e dê o melhor de si próprioâ€, e afastando-se do estilo mercantil que se funda na invenção de receitas milagrosas do tipo “como dominar a arte ancestral da liderança eficaz que está na base dos melhores resultadosâ€, Francisco Abreu escreveu uma obra que, como diz o General Abel Cabral Couto no prefácio, é simultaneamente “inovadora, purificadora, criativa, moderna e estimulanteâ€.
Neste livro, o segundo do autor, o leitor poderá encontrar, para além de uma cuidada análise dos fundamentos da acção estratégica e dos fundamentos das estratégias militar e empresarial, uma visão sumária, bastante esclarecedora, das propostas dos principais estrategistas militares e empresariais — de Liddell Hart a Robert Leonhard, no âmbito da estratégia militar, e de Kenichi Ohmae a Hamel e a Prahalad do Competing for the Future, passando por Michael Porter, no âmbito da estratégia empresarial. O quadro de referência de todo este acervo conceptual é delimitado e tem a ver com o problemática da competitividade empresarial em condições de intensa rivalidade concorrencial.
Em Fundamentos de Estratégia Militar e Empresarial o autor desenvolve ainda um modelo inovador de abordagem estratégica que, sendo aplicável ao contexto da rivalidade interempresarial, incorpora, de um modo consistente, os ensinamentos decorrentes do pensamento estratégico de raiz militar. Francisco Abreu neste trabalho analisa também as implicações estratégicas do paradigma da complexidade e da teoria do caos, e oferece um esboço de compreensão dos impactos estratégicos dos fenómenos da globalização e da economia em rede.