

14.14 €
GOSTO DE BEM COMER, O
972-21-1761-0
Há ainda espaço para a minha situação, a de um amador que se gaba de ser criativo, de cultivar a boa técnica culinária, de ser exigente com a qualidade e de ter bom gosto gastronómico (os quatro pés obrigatórios do banco em que se senta qualquer bom cozinheiro)?
Creio que sim, se cumpridas várias condições para um livro de cozinha original: um livro que eduque, gastronomicamente; um livro que dê o exemplo de que, mesmo na cozinha do dia-a-dia, se pode ter bom gosto e criatividade; um livro que, não pretendendo ser um manual de uma escola profissional de cozinha, forneça as bases mÃnimas de uma boa técnica culinária; um livro adequado à vida prática de hoje, a da maioria das pessoas, que podem gostar – e devem – de fazer um bom jantar de amigos, embora inevitavelmente à custa do tão necessário relaxamento e repouso. Por isto, um livro com uma cozinha de compromisso entre a simplicidade, a originalidade e a qualidade.
Por estas razões, O Gosto de Bem Comer foge à moda actual dos livros de cozinha, livros de luxo e profusos em ilustrações. Este livro é só de receitas (fora as notas mais ou menos divertidas), nada menos do que 211, todas da minha autoria. Mas, porque a criação tem sempre raÃzes, não podia deixar de incluir, com muitas histórias leves que criam o ambiente, um capÃtulo sobre a cozinha patrimonial da minha famÃlia, um capÃtulo sobre a cozinha das ilhas açorianas e, finalmente, exemplos do melhor que tenho comido na minha vida de viajante.