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IMAGINARIO MEDIEVAL, O
Nova Historia nº 13
978-972-330-995-9
«Por que então um novo domÃnio da historia o do imaginário em primeiro lugar porque cada vez mais os historiadores se apercebem de que tudo na vida dos homens e das sociedades esta também na historia e necessita de um tratamento histórico a própria natureza entra no terreno do historiador.
Mas nós sabemos cada vez melhor, com a psicanálise, com a sociologia, com a antropologia, com a reflexão sobre os meios de comunicação social, que a vida quer dos homens quer das sociedades, está tão ligada a imagens como a realidades mais palpáveis. Essas imagens não se restringem à s que se configuram na produção iconográfica e artÃstica: englobam também o universo das imagens mentais. E, se é verdade não haver pensamento sem imagem, tão pouco deveremos deixar-nos afogar no oceano de psiquismo sem limites. As imagens que interessam ao historiador são imagens colectivas, amassadas pelas vicissitudes da história, e formam-se, modificam-se, transformam-se. Exprimem-se em palavras e temas. São-nos legadas pelas tradições, passam de uma civilização para outra, circulam no mundo diacrónico das classes e das sociedades humanas. E pertencem também à história social sem que, no entanto, nela fiquem encerradas. O imaginário alimenta o homem e fá-lo agir. É um fenómeno colectivo, social e histórico. Uma história sem o imaginário é uma história mutilada e descarnada.» Jacques Le Goff