7.26 €
INVEJA
978-972-40-3996-1
Considerada um dos sete pecados mortais, a inveja é uma forma mais poderosa do que nunca na actual cultura do consumo.
Mas a inveja não é exclusivamente produzida pelos meios de comunicação de massa de hoje visando encorajar a aquisição de produtos comerciais. Os psicanalistas afirmam que se trata de uma emoção inerente ao desenvolvimento de cada ser humano, e que nos afecta ao longo do todas as épocas da vida - da inveja do seio experimentada pelo bebé, passando pela inveja do adolescente perante as realizações adultas, até à inveja sentida pelos mais velhos perante os jovens.
Este livro apresenta uma panorâmica da história do conceito de inveja no pensamento psicanalÃtico, da polémica ideia de inveja do pénis que encontramos em Freud à s ideias igualmente controversas de Melanie Klein acerca da inveja primária do seio experimentada pelo bebé. Como Kate Barrows explica, a inveja é um dos obstáculos maiores que se depara ao trabalho psicanalÃtico, embora possa revestir também formas mais benignas. E os impulsos deste tipo mais temperado de inveja, quando se combinam com sentimentos de admiração e gratidão, podem conduzir, não à desconfiança e ao ódio, mas à emulação e ao respeito.