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JUSTICA E COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA NAS ORGANIZACOES
972-618-226-3
Na actual economia do conhecimento e da competição global, as organizações terão mais dificuldades em sobreviver e progredir se não beneficiarem do empenhamento e espÃrito de cooperação dos seus colaboradores. É um dado adquirido que as pessoas são sensÃveis à justiça organizacional e, em função dessa percepção, manifestam e adoptam, sob várias formas, atitudes e comportamentos que têm repercussões importantes nos resultados organizacionais. Partindo desta realidade, o autor analisa e procura explicar os elementos de que as pessoas se socorrem para proceder à s suas avaliações e o modo como reagem a essas percepções.
As percepções de justiça são áreas tão diversas como os processos de recrutamento e selecção, estruturas salariais, despedimentos, sanções disciplinares, avaliações de desempenho, implementação de mudanças. E têm repercussões sobre o desempenho individual e organizacional, satisfação, confiança, absentismo, comportamentos retaliatórios, empenhamento, harmonia social, comportamentos de cidadania organizacional, etc.
Este livro, que inclui os resultados das investigações do autor em organizações portuguesas, pretende divulgar o que de mais significativo se sabe sobre justiça organizacional e como intervir de um modo esclarecido e operante sobre esta realidade (são apresentados exercÃcios práticos e questionários de auto-avaliação).
Os gestores, e todos aqueles que têm responsabilidades de coordenação e conduta de pessoas, encontrarão nesta obra elementos concretos e linhas de acção para potenciar uma maior eficácia das suas organizações e promover simultaneamente o bem estar e a satisfação dos seus membros. Os estudantes e todos aqueles que se interessam pela gestão, comportamento organizacional, sociologia das organizações e psicossociologia das organizações, encontrarão um precioso auxiliar que lhes facilitará o estudo e a compreensão do mundo organizacional, e lhes facultará uma sólida preparação para serem actores esclarecidos e promoverem uma verdadeira cidadania organizacional.