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LER EM GRUPO
978-972-772-847-3
A leitura literária parece ser uma preocupação de quem estuda literatura e de quem se dedica profissionalmente à s práticas, e inferências teóricas destas decorrentes, da didáctica da literatura em diversos nÃveis escolares. Todavia, no sistema escolar português, a preocupação com a iniciação à leitura especificamente literária aparece tardiamente, pelo menos de forma oficial. Surge, nos primeiros anos de escolaridade obrigatória, quase como uma actividade de extensão, onde ler livros de qualidade estética é um acto muito diluÃdo entre a aprendizagem da lÃngua materna e a cada vez mais actual necessidade de ir criando hábitos de leitura nas crianças portuguesas. É tão recente a investigação que cruza a leitura literária com a prática lectiva na escolaridade básica, que os próprios projectos de investigação têm, muitas vezes, dificuldades em captar para si, nos lugares em que a investigação se desenvolve, universidades e centros de investigação, parceiros que sejam oriundos de outros nÃveis que não o universitário e cujo trabalho quotidiano, no terreno, se revelaria imprescindÃvel para a aferição de paradigmas a instalar na leccionação de introdução de boas práticas de leitura literária.