16.07 €
LITERACIA E SOCIEDADE
972-21-1337-2
Pela revisão da literatura, sabe-se que a população escolar portuguesa não atinge nÃveis de competências de leitura satisfatórios em relação ao nÃvel internacional. Este estudo sobre a população adulta de vários nÃveis de escolaridade, de meios sociais diferenciados, de profissões diversas poderá pôr em evidência as consequências da situação escolar existente. Poderá ainda permitir verificar a influência do meio profissional sobre situações escolares, à partida idênticas. As exigências actuais do mercado de trabalho poderão tender a alterar, para melhor ou para pior, a formação de base dos indivÃduos. Este estudo permite, pelo cruzamento dos dados sociais e profissionais, verificar essas alterações. Como foi afirmado nos objectivos, os resultados deste estudo deverão dar lugar à definição de estratégias educativas que corrijam os métodos de ensino hoje usados na escola e que levam à s distorções observadas nos adultos. Numa sociedade em que a leitura é cada vez mais importante, em que o acesso à informação se tornou a principal fonte de poder, deve-se ter em conta a mutação rápida da diversificação dos suportes de leitura e de escrita. Hoje, os media, os meios audiovisuais, a telemática (as chamadas auto-estradas da informação) exigem capacidades de adaptação à s novas tecnologias. Cada vez a autoformação se torna mais importante, dando lugar a indivÃduos que autonomamente saibam procurar a informação que lhes é necessária para a sua adaptação à sociedade. Os objectivos deste projecto também perseguem a valorização da lÃngua portuguesa na medida em que o domÃnio da lÃngua em várias áreas de saber permite o seu desenvolvimento, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia e da ciência, de forma a manter a lÃngua portuguesa como lÃngua de trabalho, de ciência e de cultura.