12.72 €
LOW COST O FIM DA CLASSE MEDIA
978-972-095-955-7
A classe média está prestes a sair de cena depois de ter sido ao longo de mais de dois séculos a base da sociedade ocidental. Desapa recidas as razões económicas, polÃticas e sociais que a tinham feito emergir, esta classe já não consegue adaptar-se à s transformaçõ es impostas pela globalização. O bastão do comando passa dos produtores para os consumidores. No seio da sociedade, toma forma uma c lasse indistinta, a classe das massas, que quer sobretudo consumir mais. É uma revolução insidiosa para a polÃtica, mas não deixa de ter conteúdos democráticos. Nas suas bandeiras estão impressas as marcas de Ryanair, Ikea, Wal-Mark, Skype, Zara, Google. É a revolu ção low cost produzida por um capitalismo capaz de normalizar tudo e mais alguma coisa, mas também de personalizar a sua oferta, con denando ao declÃnio a dispendiosa sociedade do welfare do pós-guerra europeu e desenhando um futuro low cost, mesmo para os serviços públicos.