11.52 €
METEOROLOGISTA, O
978-989-676-134-9
A sua ocupação eram as nuvens. Sobre a imensa extensão da URSS, os aviões tinham necessidade das suas previsões para aterrar, os navios para abrir caminho através dos gelos, os tratores para lavrar as terras negras. Na conquista do espaço que se iniciava, os seus instrumentos sondavam a estratosfera, ele sonhava domesticar a energia dos ventos e do sol, acreditava «construir o socialismo», até ao dia de 1934 em que foi detido como «sabotador». A partir desse momento a sua vida, a de uma vÃtima por entre os milhões de outras do terror estalinista, foi uma descida aos infernos.
Durante os anos no campo de concentração, e até à véspera da sua morte atroz, ele enviava à pequena filha Eleonora desenhos, herbários, adivinhas. É a descoberta dessa correspondência destinada a uma criança, que ele não mais voltaria a ver, que me levou a investigar sobre o destino de Alexei Feodossevitch Vangengheim, o meteorologista. Mas também a convicção de que estas histórias de um outro tempo, de um outro paÃs, não são tão longÃnquas como poderÃamos pensar: o triunfo mundial do capitalismo não se explica sem o fim terrÃvel da esperança revolucionária.
Olivier Rolin
CrÃticas de imprensa
«A história de "O Meteorologista" é a investigação minuciosa de um grande escritor, Olivier Rolin, em redor do assassÃnio de um homem que amava as nuvens, as chuvas, a natureza, a informação sobre as tempestades. Um livro tão cruel quanto maravilhoso.»
Francisco José Viegas