2.40 €
MONTESPAN
978-989-8174-28-4
O TALENTO E A VERVE DE JEAN TEULÉ PRESTAM UMA HOMENAGEM A UM SINGULAR E ESQUECIDO PERSONAGEM, UM DOS PRIMEIROS HOMENS QUE OUSOU ENFRENTAR ABERTAMENTE UM PODER FÉRREO E ABSOLUTO QUE SÓ VIRIA A SER DESTRUÃDO MUITOS ANOS MAIS TARDE, COM A REVOLUÇÃO FRANCESA.
No tempo de LuÃs XIV (1638-1715), ter a mulher na alcova do monarca era para um nobre uma inesgotável fonte de privilégios. Não admira, por isso, que no dia em que a escolha daquele que foi cognominado o Rei-Sol recai sobre Madame de Montespan, a corte em peso felicite o afortunado marido. Era conhecer mal o marquês de Montespan: Louis-Henri de Pardaillan está perdidamente apaixonado pela sua esposa e nada o dispõe à complacência para com o favor real.
Inconsolável, o marquês faz pintar o seu coche de um preto de luto, ornamenta-o com gigantescos cornos e empreende uma guerra sem tréguas contra o homem que ousou profanar uma união tão perfeita. Recusando honras e prebendas, indiferente a ameaças, a tentativas de assassinato, a processos que o levaram ao cárcere e à ruÃna, o temperamental gascão persegue com o seu ódio o homem mais poderoso do planeta, na tentativa vã de resgatar a sua amada.
«A Montespan foi a preferida de entre as favoritas de LuÃs XIV. A história esqueceu que tinha um marido: Jean Teulé ressuscita-o num romance magistral.»
Jérôme Béglé, PARIS-MATCH
«Teulé recria admiravelmente os inverosÃmeis costumes da nobreza de então. Feios, porcos e maus.»
Pierre-Robert Leclercq, LE MONDE