16.56 €
MORTE POR BURACO NEGRO E OUTROS EMBARACOS COSMICOS
Ciencia Aberta nº 182
978-989-616-354-9
[Neil deGrasse Tyson] desmonta alguns mitos populares (o Sol é amarelo?) e acusa alguns realizadores de cinema de logros espectaculares – em especial James Cameron. Os leitores da revista Natural History reconhecerão muitos dos 42 ensaios aqui reunidos, mas os que a não lêem irão surpreender-se e divertir-se com a descrição bem-humorada e inteligente de se ser esquartejado, átomo a átomo, por um buraco negro, além de outros tópicos mais terra-a-terra e animadores.»
Publishers Weekly
«Sempre que a astronomia é motivo de notÃcia, os jornalistas recorrem a Tyson em busca de uma explicação. Este conhecido astrofÃsico é também colunista da Natural History. […] Neste volume, os seus artigos encontram-se organizados sob temas curiosos, como «Os modos como o Universo quer acabar connosco». O seu estilo cativará leitores interessados na forma que o apocalipse assumirá. Os cientistas sabem que em poucos milhares de milhões de anos o Sol em expansão vaporizará a Terra, se esta não tiver sido entretanto destruÃda por um malvado buraco negro. […] Sejam quais forem os gostos cientÃficos do leitor, encontrará em Morte Por Buraco negro e Outros Embaraços Cósmicos algo que o empolgará.»
Gilbert Taylor, Booklist
O talento de Neil deGrasse Tyson para guiar os leitores através dos mistérios do espaço sideral com uma clareza impressionante e um entusiasmo quase infantil não podia ser maior. Morte por Buraco Negro e Outros Embaraços Cósmicos explora uma mirÃade de tópicos da astronomia, desde a vida astral nas fronteiras da astrobiologia até aos esforços risÃveis da indústria cinematográfica para retratar a vida extraterrestre.
Tyson explica-nos o que aconteceria aos nossos corpos se caÃssemos num buraco negro (cunhando a palavra «esparguetificação»), examina a fricção desnecessária entre ciência e religião no contexto de conflitos históricos, e narra-nos a história da progressão da Terra, desde a sua localização no centro do universo até ao estado actual de «um pequeno grão de pó insignificante no cosmos», conto esse que reduz o nosso ego à s suas proporções devidas.
Conhecido pela sua capacidade de aliar conteúdo, acessibilidade e humor, Tyson é um professor nato que simplifica alguns dos conceitos mais complexos da astrofÃsica ao mesmo tempo que partilha a sua curiosidade e o seu entusiasmo contagiantes relativamente ao nosso universo.