

12.80 €
NEGROS ANOS
978-989-616-474-4
Um romance sobre a força feminina num paÃs de homens. Na história de Ye Lianzi, há uma resistência doce. [...] A História, mas também, ou talvez sobretudo, a pesquisa sobre a interioridade das personagens e, portanto, dos homens e das mulheres. Um mosaico de paixões.»
Paulo Mauri, La Repubblica
«Uma grande história, um romance épico de sublime feitura sobre os tormentosos acontecimentos da China do século passado […]. A escrita parece ter a intenção de procurar um equilÃbrio ideal entre a sintética leveza da poesia e uma introspecção psicológica de moldes mais romanescos.»
Tommaso Pincio, Il Manifesto
«Um extraordinário fresco que percorre a história da China novecentista através de uma saga feminina.»
Brunella Schissa, Il Venerdì di Repubblica
A obra-prima da escritora que verteu numa epopeia sublime a história da China no século XX
Para atingir o seu objectivo de poder e impedir a modernização, o comunismo maoista violou os sentimentos mais sagrados, estruturantes, da cultura da China, lançando os filhos contra os pais, impondo a toda a sociedade uma violentÃssima convulsão.
Estes são os negros anos descritos por Zhang Jie. Violência dilacerante cuja lembrança ainda hoje ensombra o coração da China, mas que não conseguiu desintegrar a textura intima da irredutÃvel humanidade do povo chinês. «Um povo que, apesar dos mais inacreditáveis obstáculos, sempre conseguiu manter, mais duravelmente do que qualquer outro, o mais rico conjunto de valores humanos que se viram nesta nossa Terra» (Simon Leys).