4.00 €
ONDE VAMOS PAPA
978-989-8174-32-1
PRÉMIO FEMINA 2008
400.000 EXEMPLARES VENDIDOS EM FRANÇA
Até hoje, nunca falei dos meus dois filhos. Teria vergonha? Medo que tivessem pena de mim? Um pouco de tudo isso. Mas penso que foi particularmente para escapar à terrÃvel pergunta: «O que é que eles fazem?»
Foi por isso que decidi escrever-lhes um livro. Para que eles não sejam esquecidos, para que não sejam apenas uma fotografia num cartão de invalidez. Para escrever coisas que nunca disse. Não fui um bom pai. Frequentemente, não os suportava. Com eles, era preciso uma paciência de santo, e eu não sou nenhum santo.
Eivado de um humor negro que oscila entre a ternura e a revolta, esta pequena jóia literária narra um conjunto de instantâneos da vida de um pai a braços com "dois fins do mundo", os seus dois filhos deficientes profundos. Marcadamente autobiográfico, o livro constituiu a grande sensação literária da rentrée francesa de 2008, ocupando por diversas semanas os tops de vendas. Uma abordagem inaudita sobre a deficiência mental. Um livro de antologia que cativará todos os leitores.
«Não se deve contar este livro.
Nunca será tão bom como lê-lo.»
Le Monde