14.54 €
PAIXOES REAIS VOL1
972-589-149-X
Centrando-se num perÃodo histórico que medeia do inÃcio de Oitocentos à s duas primeiras décadas do século XX, abordam-se dez diferentes temas com um denominador comum – referirem ligações amorosas de pessoas da FamÃlia Real portuguesa que, pela sua polémica e/ou envolvimento, tivessem constituÃdo factos relevantes na vida nacional, na sociedade da época ou, no mÃnimo, no percurso humano dos intervenientes.
Mais que espreitar para dentro da vida privada desta ou daquela personalidade histórica, tentou-se fazer um certo retrato de cada um dos factos e da sua época.
Os segredos de Estado e os segredos de alcova têm muito em comum.
Uns como os outros têm o melhor do seu fascÃnio na possibilidade de, um dia, virem a ser revelados.
Humanos e por tal vulneráveis nas suas paixões, os membros da FamÃlia Real, agrilhoados à s rÃgidas convenções da Corte, estão mais expostos à frieza e quase crueldade de julgamento da opinião pública.
O mÃnimo deslize chega à rua, ao risco do comentário avulso, à inexorável vox populi.
A mesma engrenagem que, duplamente, os aprisiona e os expõe, trata de os proteger – escondendo o que pode esconder-se ou, no mÃnimo, escamoteando a verdade.
Os cronistas de época, numa quase generalidade subservientes aos poderes instituÃdos, calaram a verdade ou disfarçaram-na com subterfúgios.
Investigadores ou historiadores enredam-se num labirinto de hipóteses alternativas, de factos coarctados, de meias verdades, segredos e mentiras.
O tempo faz-nos o favor de revelar naturalmente informações que, há séculos ou há décadas, estavam ainda no limbo das confidências e nas gavetas reservadas.