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PARA UMA SOCIOLOGIA DO CATOLICISMO
978-989-8305-08-4
PARTE I
A Igreja Católica sob o olhar da sociologia
CAPÃTULO I
A Igreja Católica como objecto sociológico
1. A religião, um conceito eurocêntrico?
2. A religião sob o olhar cruzado da sociologia
3. A religião na dinâmica social global
4. A Igreja Católica e a sociologia
CAPÃTULOII
A procura de sentido na primeira e na segunda modernidade
1. A secularização como narrativa legitimadora da modernidade
2. O religioso como horizonte de sentido nos imaginários da segunda modernidade
3. Um paradigma de identificação
PARTE II
A Igreja Católica no horizonte da segunda modernidade
CAPÃTULOI
O perfil sociológico da Igreja Católica Romana no inÃcio do terceiro milénio
1. Uma aproximação global
1.1. Estado das religiões no mundo no inÃcio do milénio
1.2. Repartição dos católicos no mundo
1.3. Instituições e organizações
2. Perfil do rosto da Igreja Católica em Portugal
2.1. Catolicismo e identidade nacional
2.2. Evolução da população e do catolicismo português no século XX
2.3. Paisagem religiosa portuguesa em 1991 e 2001
3. Catolicismo: solidariedades e memória
CAPÃTULO II
A simbólica da filiação e da pertença eclesial sob o impacto da modernidade
1. Definição e construção do conceito de identidade
2. A simbólica do domingo na construção da identidade religiosa
CAPÃTULO III
Fátima, um observatório da religião na pós-modernidade
1. A imagem de convertido na transversalidade da paisagem religiosa
2. A imagem-guia do peregrino
3. A construção e Fátima como “lugar alto†de procura de sentido
4. O santuário, objectivação e memória dos acontecimentos fundadores
5. A simbólica de Fátima e a construção dos imaginários da pós-modernidade