12.80 €
PENSAMENTOS DE DALAI LIMA
978-989-8688-01-9
Jorge Lima
Vamos ao essencial, que não há tempo. E por isso encolhemos aqui um prefácio, embora de peito aberto. Fomos ficando mestres na arte de nos encolhermos fingindoque somos toureiros. E o boi chama-se pelo nome: presente.
Pensamentos, de Dalai Lima, fez-se o maior dos presentes: um livro que reúne cada livro de todos os géneros num só volume, portátil e grandioso. Pode ser lido como uma reportagem, com suprema atenção ao modo como nos dizemos, até nas revistas cor-de-rosa, mas mergulhando raÃzes nas tradições, por exemplo, na bÃblica, na mitologia, no zen, na sabedoria mais mÃstica. Pode, portanto, ser lido como livro de auto ajuda,
obretudo se transformarmos cada frase, não em dedo acusador, mas em agulha de acupunctura que escarafunche na consciência, que limpe as feridas. Até ficarmos sem sentidos e muito sentidos. Respira-se romance, com sangue, suor e as lágrimas dos finais, felizes por serem curtos. Contém dietas e orações, propostas e testemunhos: coisas de ir às lágrimas e voltar. A poesia que aqui se apresenta nasce de trocadilharmos os olhos. Talvez seja esta a sua grande lição, sendo livro de estudo: uma palavra basta para mudar o mundo, pelo menos o da banalidade. Lá diz o Dalai: «O ser humano é a única espécie capaz de conversas banais». Há mais livros aqui dentro, mas falamos depois, que agora devo correr para apanhar o pensamento das vésperas. E ganhar o tempo.
João Paulo Cotrim