13.28 €
PHOTOMATON E VOX
978-972-37-1729-7
Editado pela primeira vez em 1979 e esgotado quase de seguida, encontramos neste livro textos biográficos, como o tÃtulo deixa antever, poeticamente transfigurados por uma das mais seguras e fulgurantes escritas que o nosso século tem reconhecido e vem admirando. 5.ª edição revista e aumentada.
«[…]
Não sou vÃtima de nada; não sou vÃtima da ilusão do conhecimento. Escrever é literalmente um jogo de espelhos, e no meio desse jogo representa-se a cena multiplicada de uma carnificina metafisicamente irrisória. As caçadas celestes, o esotérico pentagrama corporal, a antropofagia mágica, imprimiram-se no filme docemente truculento do cinema geral de bairro condenado à fruição analfabeta.
Qualquer poeta que tenha atravessado túneis pode assinar a palavra "merda". Claro que conheço vários medos e ferocidades. Por isso ainda estou vivo. É o outro lado da ironia, lado a que chamo fabuloso de uma ironia a que também chamo fabulosa, não por serem posse minha, mas por pertencerem a este fabulosamente vazio enigma do mundo.»