

10.18 €
POETAS DIFICEIS UM MITO
972-21-1508-1
Das obras da autora, que têm subjacente a temática da Poesia, será de referir que esta se diferencia pelo facto de incidir nos receios e rejeições de educadores em relação a poetas especÃficos, rotulados de inacessÃveis para os alunos. É necessário que os professores deixem de catalogar os poetas e os poemas como «fáceis» ou «difÃceis», e reconheçam em vez disso, que há tarefas simples ou complicadas a partir de um poema. Um autor pode apresentar vários poemas que oscilem entre a complexidade e a simplicidade. Optou-se por uma metodologia que agrupou vários poemas do mesmo autor, para que fossem visÃveis esses cambiantes. Recorreu-se, por um lado, a uma simplificação de actividades quando existiam poemas mais densos e, por outro, a uma organização de tarefas mais elaboradas, para poemas mais transparentes. Desvanece-se, assim, a ideia de que há poesia especÃfica para os mais novos. Raramente os jovens tomam a iniciativa de procurar livros de Poesia. Daà que a escola tenha responsabilidade em proporcionar uma significativa amostragem de poetas. Isto não quer dizer que educadores e alunos tenham de aderir a todos eles incondicionalmente, mas podem sim, através de muitos poetas, reflectir sobre si próprios e sobre a singularidade e universalidade da Poesia.