10.48 €
PRATICAS DE ENERGIA SOLAR TERMICA
978-972-8953-39-3
Tradução para português do livro “Cómo... EnergÃa Solar Térmicaâ€.
Nos últimos anos tem-se assistido a alterações climáticas para muitos causadas pelo homem e pela sua forte dependência dos combustÃveis fósseis. Este factor, aliado a escaladas do preço do petróleo, fizeram o homem olhar para as energias endógenas – em especial para a energia solar – como meio de reduzir a nossa dependência destes combustÃveis.
Em 2006 deu-se um passo importante para a dinamização do mercado do solar térmico, com a entrada em vigor do novo Regulamento das CaracterÃsticas de Comportamento Térmico dos EdifÃcios (RCCTE) – Decreto-Lei n.º 80/2006 de 4 Abril – que adoptou a obrigatoriedade da contabilização das necessidades de energia para a preparação de águas quentes sanitárias, numa óptica de consideração de todos os consumos de energia importantes, sobretudo (neste caso, na habitação) com o objectivo especÃfico de favorecimento da penetração dos sistemas de colectores solares ou de outras alternativas renováveis. Assim, a obrigatoriedade de instalação de painéis solares para a produção de água quente abriu um amplo mercado, desenvolvendo a tecnologia e massificando a sua utilização para a obtenção de água quente sanitária e para o aquecimento por radiação.
“Práticas de Energia Solar Térmica†é o livro ideal para a introdução aos sistemas solares térmicos, pois, sem ser demasiado exaustivo, apresenta, de forma inteligÃvel, os conceitos teóricos fundamentais para a elaboração de projectos de pequenas instalações solares, expondo ainda todos os conceitos fundamentais necessários para a respectiva execução do projecto. Neste livro é feita uma introdução aos sistemas de energia solar térmica, com especial destaque para as pequenas instalações para habitações, definindo, de seguida, os diferentes componentes de uma instalação bem como as tipologias da mesma. São analisadas as condições prévias a considerar para a realização de uma instalação e apresentam-se quatro projectos-tipo de instalações solares térmicas, não esquecendo os aspectos relacionados com a segurança e higiene das instalações nem a sua manutenção.
Finalmente, é apresentado um extracto do RCCTE.