11.30 €
Prémio Somerset Maugham, Primeiro Amor, Últimos Ritos é uma colectânea de oito histórias onde o sexo, a depravação, os rituais de crescimento e de iniciação e a perda da inocência são os principais ingredientes. Os seus protagonistas são pessoas sós de todas as idades que têm em comum a procura da satisfação por vias invulgares. Uma obra verdadeiramente reveladora da psique humana.
Com uma originalidade que a crÃtica se apressou a louvar, Ian McEwan parece observar tudo sem que nada o surpreenda. O estilo é provocador, mordaz, belo, à s vezes hilariante. A comédia, a beleza, o humor e o macabro emergem com a mesma energia do fascÃnio de uma escrita repleta de imagens que, tão depressa assustadoras como sensuais, ficam para sempre na memória. O primeiro livro de um dos maiores autores da literatura contemporânea.
IAN McEWAN escreveu dois livros de contos, Primeiro Amor, Últimos Ritos (Somerset Maugham Award de 1976) e Entre os Lençóis, e dez romances, O Jardim de Cimento (adaptado ao cinema em 1993), A Criança no Tempo (vencedor do Whitbread Award de 1987), O Inocente (adaptado ao cinema em 1993), Estranha Sedução (adaptado ao cinema em 1990), Cães Pretos, O Sonhador, O Fardo do Amor (adaptado ao cinema em 2004), Amesterdão (vencedor do Booker Prize de 1998), Expiação (prémios US National Book Critics Circle de 2002 e WHSmith de 2002 para o melhor livro de ficção) e Sábado, todos publicados em Portugal pela Gradiva. Escreveu também vários argumentos para cinema, entre os quais The Imitation Game, The Ploughman's Lunch, Sour Sweet e The Good Son.