16.11 €
PROFESSORES DO ENSINO SECUNDARIO E OS RANKINGS ESCOLARES, OS
978-989-8151-10-0
O debate que tem sido produzido pela imprensa de referência portuguesa sobre o «estado» do sistema educativo português e a «crise» em que este se encontra teve um dos seus momentos altos aquando da publicação dos primeiros rankings escolares.
Partindo da ideia de que as opiniões escritas mediatizadas nesse perÃodo seriam sustentadas em argumentos cientÃficos e contribuiriam para potenciar a reflexividade dos actores sociais, procura-se analisar, na primeira parte desta investigação, em que condições e em que termos se produziu a discussão sobre os rankings escolares entre 2001 e 2003.
Conclui-se que este debate foi essencialmente construÃdo a partir de crenças e ideologias e não de análises cientificamente comprovadas. A segunda parte deste estudo procura desvendar a opinião dos docentes sobre osrankings escolares, examinando os efeitos que estes poderão provocar nas suas práticas lectivas e organizacionais. Apesar de uma minoria de professores admitir alguns dos efeitos perversos da publicação dos rankings, esta obra revela que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.