32.22 €
PROJETO DE BANCO DE DADOS UMA VISAO PRATICA
978-85-365-0252-6
Os consultores Felipe Machado e Mauricio Abreu apresentam neste livro, com uma visão didática e prática, aspectos fundamentais do Projeto de Banco de Dados, disponibilizando sua larga experiência em aplicações de banco de dados, adquirida em vários projetos em áreas como Administração, Recursos Humanos, Produção Industrial, Finanças, Materiais, Oceanografia, Petróleo e outras mais.
Os profissionais de desenvolvimento de aplicações em banco de dados (analistas de sistemas, programadores, analistas de negócio e administradores de dados), assim como os estudantes universitários que iniciam nessas áreas, encontrarão pontos fundamentais para o desenvolvimento desses projetos, tais como modelagem conceitual de dados, identificação de elementos de informação presentes em uma realidade, abordagem relacional, passagem do modelo de dados para o modelo relacional, construção de consultas utilizando SQL ANSI 92 e Microsoft SQL Server 2005 (aplicável ao Microsoft SQL Server 2000) e construção de bancos de dados fÃsicos em exemplos com Oracle 10g e Microsoft SQL Server 2005 (aplicável ao Microsoft SQL Server 2000 e Oracle 9).
Enfatiza de forma profunda o modelo Entidade-Relacionamento (E-R) como ferramenta básica para o projeto de banco de dados. Apresenta detalhadamente vários exemplos práticos pertencentes ao mundo real e o processo de desenvolvimento lógico explicado passo a passo.
Os autores preocuparam-se em inserir um capÃtulo que indica como começar um projeto de banco de dados, descrevendo de forma didática os passos para alcançar o sucesso. Inova a literatura técnica com a citação do chamado "Pulo do Gato".
A décima sétima edição detalha as caracterÃsticas de atributo simples, composto, multivalorado, derivado, identificador e baseado em domÃnio. Estende as orientações sobre atributos em relacionamentos de muitos-para-muitos, fornecendo exemplos para facilitar o entendimento. Revisa e amplia os conceitos de generalização, entidade associativa e seu papel para o relacionamento muitos-para-muitos, restrições de integridade com considerações sobre regras de integridade e relacionamento em um projeto de BD. Os conceitos de ‘Unique Key’, muito utilizados em projetos de BD, também são apresentados.