10.79 €
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DAS EMPRESAS
978-972-592-336-8
A globalização dos negócios e a sua turbulência, devido à ausência de responsabilidade social das organizações, têm contribuido para a degradação do meio envolvente da Sociedade, quer a nÃvel ambiental quer a nÃvel social.
As organizações que actuam em mercados cada vez mais competitivos procuram responder com criatividade, flexibilidade e inovação, para criar novas oportunidades de negócio, sem avaliarem o impacto das externalidades que introduzem na economia e na Sociedade, em geral. Os mercados já começaram a valorizar o respeito que é devido à preservação do ambiente, dos direitos dos cidadãos e do planeta Terra. Para a sustentabilidade dos negócios devem ser tomadas decisões éticas, sociais e ambientais, para as quais os gestores necessitam de informação atempada e pertinente, existindo hoje modelos de relato já testados e adaptados a diferentes meios envolventes especÃficos e aceites pela Sociedade, onde aqueles mostram a esta o que têm andado a fazer. Como consequência, este livro pretende contribuir para a disseminação de um melhor conhecimento sobre como as organizações socialmente responsáveis se podem relacionar com a Sociedade, através dos modelos de relato da responsabilidade social das organizações mais conhecidos.
Procura-se, assim, contribuir para que os decisores tomem decisões éticas e responsáveis, que lhes tragam benefÃcios que melhorem o bem-estar social e interno da organização, uma vez que,estamos em crer,a redução de custos a médio prazo se reflectirá em aumento de competitividade, logo em vantagens competitivas.