12.07 €
SAVIMBI VIDA E MORTE
972-25-1248-X
Este livro já estava escrito em 22 de Fevereiro de 2002, mas o enredo tinha um final diferente, como diferente era o tÃtulo.
Savimbi, Vida e Morte – uma investigação e um relato jornalÃsticos do itinerário polÃtico e militar de Jonas Savimbi – reconstitui a vida do fundador da UNITA, desde a data do nascimento até ao dia da sua morte.
Por estas páginas passa o percurso e a ambição de um homem que combateu o colonialismo português, aliando-se aos colonialistas, que lutou pela negritude, aliando-se ao apartheid, que se bateu contra o MPLA, eliminando pelo caminho alegados conspiradores e feiticeiras da própria UNITA, que montou uma formidável máquina de guerra, chegando a dominar dois terços do território de Angola, e acabou a comandar uma fuga trágica para a morte.
Ao perder os seus bastiões no Bailundo e Andulo, em 1999, Jonas Savimbi perdeu tudo o que lhe dava vantagem estratégica sobre as Forças Armadas Angolanas.
Conjugado com a interdição das fronteiras e a aplicação das sanções internacionais impostas pelas Nações Unidas, este factor foi determinante para a derrota militar da UNITA armada.
Mas o golpe decisivo foi dado quando as FAA obtiveram acesso à rede de comunicações de Jonas Savimbi.
A partir do controlo sobre as comunicações, localizado e perseguido Savimbi, a história poderia, mesmo assim, ter um final diferente.
Mas Jonas Savimbi escolheu este fim para a história, a crónica anunciada da morte em combate de um senhor da guerra.