18.66 €
TEORIAS E MODELOS DE COMUNICACAO
Epistemologia E Sociedade nº 238
978-989-659-110-6
O livro desenvolve uma abordagem à s teorias e modelos de comunicação seguindo uma estratégia marcadamente didática, de forma a facilitar a sua leitura e assim torná-lo um meio útil de informação necessariamente acessÃvel ao vasto leque de formações a que se destina. De igual modo se descortina na obra uma preocupação em facultar uma visão integrada da comunicação nos seus diferentes contextos ou nÃveis onde esta ocorre: "comunicação interpessoal", "comunicação em pequeno grupo", "comunicação organizacional" e "comunicação de massas".
Dada a diversidade de destinatários que visa, a obra estrutura-se e desenvolve-se de forma a manter o tratamento dos diferentes conteúdos acessÃveis, sem sacrificar, contudo, o rigor indispensável e exigÃvel a uma obra que se inscreve nas ciências da comunicação. Crê-se, porém, que a motivação para a sua leitura será particularmente acrescida para todos aqueles que, independentemente da sua formação, procuram melhor perceber os mecanismos do processo comunicacional e a sua importância na dinâmica da sociedade contemporânea, a sociedade da informação.
O seu conteúdo, para além de confrontar o leitor com as diferentes teorias e modelos que integram a área das ciências da comunicação, pretende também contribuir para a consciencialização do leitor sobre a complexidade das matérias com que nos confrontamos, acentuando assim a necessidade do desenvolvimento de uma atitude crÃtica indispensável ao cidadão do século XXI.
Nesta obra o autor defende o estudo da comunicação como uma atitude cÃvica que se apresenta como uma emergência colocada a todas as formações e que se impõe ao exercÃcio responsável da cidadania neste dealbar do milénio, dada a ubiquidade da comunicação em toda a dimensão da vida em sociedade.
Por tudo isto, torna-se absolutamente necessário saber escolher, saber optar… contudo, para que possa ocorrer tal escolha, necessariamente informada e racional, é forçoso conhecer o essencial sobre o processo global de comunicação, as suas implicações e, sobretudo, ter desenvolvido conhecimentos e massa crÃtica bastante para tal exercÃcio.
É justamente este o caminho que Manuel João Vaz Freixo nos propõe rumo a uma melhor comunicação.