11.60 €
TIRANIA DOS PAIS DOS ALUNOS, A
978-989-616-636-6
Parceiros oficiais nas escolas, estarão os pais em vias de se tornarem inimigos dos docentes?
Parte na solução do problema da educação, desejavelmente parceiros no apoio aos professores e à escola, tal como na França, também em Portugal os pais como que se tornaram inimigos dos docentes, passando a ser crescentemente parte do problema. O desejo de proteger e defender – cegamente – os filhos, leva a que passem com frequência os limites, irresponsabilizando-os, impedindo que cresçam autónomos, preparados para o futuro.
Muito se escreveu já sobre a crise no ensino. Faltava uma abordagem séria sobre a parte de responsabilidade desta que cabe aos pais. Negociar uma nota, contestar uma reprovação ou uma sanção, pressionar para conseguir a passagem de ano, criticar a exigência de estudo e, mesmo, chegar a vias de facto, são comportamentos que se têm vindo a acentuar e envenenam as relações, minando a confiança.
Cada observação, cada gesto deslocado, cada tentativa de desautorização prejudica o funcionamento normal da instituição escolar e impede-a de cumprir a sua missão que deve ser fundada na meritocracia e na igualdade de oportunidades.
Este é um livro para ler e reflectir. Consiste na investigação de um fenómeno que, se não for enfrentado com lucidez, poderá fazer implodir o ensino.