4.00 €
VIDA IGNORADA DE LEONOR TELES
978-989-8092-59-5
A História nunca contada dos tempos de Aljubarrota. Uma visão inovadora de um perÃodo-chave da história de Portugal.
Nesta obra, António Cândido Franco, fundamentado numa investigação peÂneÂtrante e detalhada, transmite uma nova perspectiva acerca da enigmática perÂsoÂnagem do século XIV, a rainha Leonor Teles.
«O rombo das convenções, o apuro dos sentimentos e a transcendência do amor» são o mote para a viagem ao seio de uma história apócrifa – velada e seÂcreÂta – que os historiadores persistem em ocultar.
«A História de Portugal teve em Leonor Teles e em João de Avis uma bifurcação de dois ramais, ou de duas vontades, em que um ficou por seguir. A História correu até hoje, a toda a velocidade, impante e ufana, pelo caminho da expansão e da abundância, da afirmação firme e da magnificência, representado pelo fundador da dinastia de Avis; de lado ficou o da retracção humilde, o da implosão do mundo, representado por Leonor Teles. Tem esta mulher pois um valor simbólico alternativo na época de oiro da História de Portugal: o da abdicação e o da renúncia voluntária ao mando e à riqueza.»
Uma obra verdadeiramente sublime de arte literária, revelando ambientes psicológicos e sociais a par de narrativas riquÃssimas. Uma escrita que fascina e transmite mensagens profundas ao encontro dos grandes temas da existência humana.
António Cândido Franco, ensaÃsta, romancista, poeta e professor universitário, recebeu em 1993 o Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de EsÂcriÂtores. É um autor de referência na área do romance histórico português.